THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

domingo, 12 de junho de 2011

INAUGURAÇÃO

Irmãos e irmãs, esse é o post de inauguração do Blog. Sejam bem-vind@s!

Gostaríamos de compartilhar com vocês a nossa ideia de Afrociberativismo.
Espero que acompanhem diariamente o blog e mais que isso, abracem essa ideia de militância política por meio da internet. Para melhor compreendermos isso, preparamos algumas questões sobre o afrociberativismo.

O que é ciberativismo?

O ciberativismo ou ativismo digital é, em resumo, a utilização da internet como ferramente política para intervenção, mobilização, protestos, divulgações de grupos sociais. Numa democracia, o povo e principalmente as minorias são essenciais para que a sociedade mude positivamente. Para haver mudanças, as minorias precisam se organizar e reivindicar os seus direitos. Com a relativa popularização do acesso à internet, o ciberativismo despontou como meio de se fazer política. Isso acontece por diversas formas: petições online,grupos de discussão,overdoses de emails e protestos por meio de twitter, orkut e blogs.

E afrociberatismo?

O afrociberativismo é o nome que parece ser mais propício para nos referirmos ao ciberativismo praticado pela população negra. O afrociberativismo surge como ferramente de conscientização racial, protestos e reivindicações. É a luta pela igualdade racial, tendo como arma o espaço cibernético.

Qual a relação entre ciberativismo e quilombagem?

Os quilombos eram focos de resistência negra criados em meio a uma sociedade escravocrata e opressora. Assim como os quilombos, comunidades do orkut como a NEGROS, 4P, Nego que é Nego não nega a Nega, Orgulho Negro, Negras Feministas, são também focos de resistência negra, verdadeiros quilombos digitais, onde as pessoas se organizam com um único objetivo: a liberdade.


O afrociberativismo não prejudica a militância "em off"?

De forma alguma. O afrociberatismo não tem a pretensão de substituir a militância "em off", muito pelo contrário: não hácomo fazer hierarquia com os instrumentos de militância. O afrociberativismo é apenas mais um meio de politização, e não é pior nem melhor que os outros meios, apenas mais uma possibilidade. Não há contradição nenhuma em militar em uma ONG ou qualquer outra entidade negra e ser um afrociberativista. Se uma pessoa tem acesso diário à internet, por que não reservar um momento para lutar por seu povo? O futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele, disse Malcolm. O que estamos fazendo para acabar com o racismo e conquistarmos uma sociedade igualitária para os bebês negros ? Qualquer pessoa pode dar sua contribuição para a luta racial através de um clique de mouse.


O afrociberatismo tem efeito?


Se há comprometimento e empenho das pessoas envolvidas, sempre tem efeito, o que quer que seja. Os negros e negras já deram várias provas de que o afrociberativismo tem resultados, como por exemplo a mudança da propaganda da BOMBRIL com os bebês, a propaganda da BOMBRIL com o Pelé, recolhimento de milhares de assinaturas em repúdio às declarações racistas do deputado Bolsonaro, assinaturas de repúdio ao racismo do programa CQC e vários outros exemplos.

Por que se comprometer em ser afrociberativista?

Malcolm X dizia: "Se você não lutar por algo, você cairá por qualquer coisa."
O ativismo digital esporádico, eventual, não é o bastante para abarcar todas as demandas que se insurgem contra a comunidade negra. Precisamos nos organizar de forma comprometida e séria para criarmos ações conjuntas e inteligentes de afrociberativismo. Hoje, muitos negros e negras já tiveram alguma atitude política na internet, como assinar uma petição online, por exemplo.Porém, é preciso que essas ações não aconteçam só de vez em quando, a luta precisa ser constante e intensa! 2011 é o ano internacional dos afrodescendentes, cada dia desse ano é o dia de reafirmar nossa dignidade como seres humanos negros e negras, lindos, inteligentes, honestos e perfeitos. Por isso convido TODOS OS PRETOS e TODAS AS PRETAS a se engajarem nessa luta e FUNDARMOS UMA ENTIDADE ONLINE VOLTADA AO AFROCIBERATIVISMO.

Como ser um afrociberativista?

Basta se manifestar mostrando interesse para construirmos juntos nossa entidade online!


0 comentários: