THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Miss Universo é a BELÍSSIMA NEGRA, Miss Angola !!!


A representante de Angola, Leila Lopes( negra )venceu na noite desta segunda-feira (12) o Miss Universo 2011. O concurso aconteceu no Credicard Hall, na Zona Sul de São Paulo, e terminou perto da meia-noite. A brasileira Priscila Machado, de 25 anos, ficou em terceiro lugar no concurso.

Justiça foi feita, esses padrões únicos de beleza tem que ser quebrados mesmo!!!!


sábado, 20 de agosto de 2011

Negr@s se unindo? Máscaras caindo!

Em divulgação do abaixo-assinado online contra o racismo praticado pela emissora SBT em veicular piadas racistas em sua programação, eu pensei: "Agora veremos quem é quem, e os defensores de piadas racistas mostrarão a cara!".

Pois é. A primeira máscara que foi ao chão estava no rosto de ninguém mais, ninguém menos que do editor-chefe da Revista Raça Brasil. Isso mesmo, caro(a) leitor(a), André Rezende confessou publicamente na última seção editoral da Revista que "não viu nada demais na Mulher Feijoada, a não ser o fato de se autodenominar 'macaca' no fim de sua apresentação."

Para ele, "piadas" como dizer que a cor negra requer "fita isolante", que mulher negra é "mais assanhadinha", que "loiros de olhos azuis são melhores" ou que "pessoas negras precisam marcar com giz parte do corpo para ter uma relação sexual no escuro" não são o suficiente para nos causar qualquer indignação. Só faltou dizer que achou o "show" bem divertido e riu bastante.

O editor-chefe da Revista Raça Brasil demonstra total indiferença ao festival de racismo em canal aberto, não apenas por ser branco, mas por ser também insensível e alienado aos direitos humanos. Afinal, brancos e brancas também manifestaram seu repúdio ao racismo, alguns fazendo questão de comentar na Petição Online que são brancos totalmente contrários à ideologia de inferiorização racial e preconceito.

Sem dúvida, a posição ideológica desse editor mais se assemelha ao perfil da Revista Veja, por ser esta uma revista bastante aberta a opiniões "que variam bastante". É triste que justamente uma revista direcionada à comunidade negra admita em seu quadro editorial alguém que ao invés de incentivar e parabenizar a mobilização contra mais esse caso de violação de nossa descendência africana, seja o primeiro a criticar, desmotivar e ridicularizar nossa indignação. De fato, não merece o cargo que tem. E essa batalha está só começando, muitas máscaras ainda cairão...

André Rezende, saiba que para nós negras e negros, a fita isolante não serve como band-aid, e sim para calar a boca de pessoas como você. E isso não é uma piada.

sábado, 13 de agosto de 2011

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFOP: PENSANDO ÁFRICAS E SUAS DIÁSPORAS: CINEMA, LITERA...

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFOP: PENSANDO ÁFRICAS E SUAS DIÁSPORAS: CINEMA, LITERA...: "25 de maio de 2011 Auditório do ICHS Pensando Áfricas e suas diásporas tem a intenção de colocar a UFOP no calendário das comemorações do..."


Ola!

Meu nome e Renan, sou estudante de veterinaria da UFV e por aqui estamos formando o nosso NEAB, sendo que em breve realizaremos um evento em comemoração ao ano do afrodescendente, assim como vocês, pelo que vi no site da UFOP. Tamb´me queria parabenizá-los por estarem recebedno a coleção sobre a história da geral da áfrica. Gostaria de trocar informações sobre NEAB e convidá-los para nosso evento em breve. abraços, Renan
renbr86@hotmail.com

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Racismo é burrice

Assim que vi o vídeo da mulher feijoada, me lembrei do trecho da música, "Racismo é burrice", do Gabriel, o Pensador:


"...E de pai pra filho o racismo passa
Em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância
Transmitindo a discriminação desde a infância
E o que as crianças aprendem brincando
É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando..."

Quando piadas de cunho racistas são veiculadas em meios de comunicação de massa, ocorre a banalização de idéias e conceitos que não deveriam ser tolerados e assim grande parte da sociedade acaba por achar normal e reproduz isso no seu cotidiano.

Por isso concordo com a Najla e acho que o protesto, assim como enquadrar tal fato como ato de racismo é pertinente e necessário, para que sirva de exemplo para outras emissoras de tv e para a mídia como um todo e " se corte o mal pela raiz", afinal além da luta contra essa ofensa moral, estamos apoiados pela lei.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ação 4 - SBTdivulga Piadas Racistas Ignorando a Lei

SBT divulga Piadas Racistas em 10\07\2011

Sob o pretexto de estar divulgando uma artista denominada " mulher feijoada" O SBT levou ao ar um festival de racismo que na cabeça de adultos já faz estragos, imagine este tipo de mensagem chegando na cabeça de nossas crianças?


É necessária uma mobilização nacional da massa negra para condenar a emissora SBT a ressarcir a comunidade afro-brasileira por danos morais, tendo em vista que vinculou piadas de ofensa racial. É inadmissível que a televisão brasileira, que é um serviço PÚBLICO, seja instrumento de opressão contra a maioria da população brasileira.

Nós devemos nos mobilizar e não compactuar com a impunidade de quem pratica o crime de racismo. A emissora certamente tem setor jurídico e o mesmo deveria ter avaliado o quadro para prevenir nossa mobilização.
.
Divulgue para seus amigos, em blogs afrocentrados, sites, etc, não vamos só ficar reclamando, precisamos nos mobilizar!
.
O vídeo com as piadas racistas, inclusive com a famosa piada de chamar negros de "macacos":http://www.youtube.com/watch?v=asFpztvS9us


2 - A emissora SBT cometeu crime de racismo :

"Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Pena: reclusão de um a três anos e multa.

§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:

Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa." ASSINE A PETIÇÃO ONLINE, DIVULGUE A SEUS AMIGOS, POSTEM EM SEUS BLOGS, SITES, TWITTER - REPARAÇÃO JÁ! ASSINE:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N12331

Ação 3 - Racismo na UFMA

Racismo na UFMA - Explicito

Um Professor insultou por diversas vezes um estudante nigeriano que estuda aqui no Brasil chegando a perguntar “você veio para cá em navio negreiro?” esta atitude deste carniceiro que se diz professor de nome José Cloves Verde Saraiva não foi uma ação contra o estudante africano mas sim contra todos os negros no mundo ele deve ser punido conforme nossa legislação.

Ação definida a principio assinar petição: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=UFMA2011

terça-feira, 5 de julho de 2011

Ação 2 - Comunidade Negra contra Convênio da UFSM!

Olá, irmãos e irmãs, viemos pedir a solidariedade de vocês na luta que é de todo povo negro brasileiro, mas que estamos enfrentando na nossa universidade. Trata-se de um caso de discriminação racial explícita praticada por uma entidade educacional pública. Abaixo segue notícia que publicamos em nosso blog, e no meu blog particular. Peço que todos @s negr@s que não concordam com o que está acontecem, se pronunciassem, pois se nos organizarmos e mobilizarmos a comunidade negra brasileira, poderá SIM haver uma condenação por discriminação racial ATIVA e EXPLÍCITA praticada pelo ESTADO BRASILEIRO, coisa que pelo que sei, nunca aconteceu no país. A Luta será ardua, mas...que luta não valeu a pena ?


PASSOS PARA ESTA AÇÃO:

1 - Objeto: Discriminação racial na UFSM

Envie seu email à prm-sm@prrs.mpf.gov.br, dizendo da necessidade de se investigar o caso, pois é uma prática grave de discriminação racial.

EMAIL:

AO EXMO. SR. PROCURADOR DA REPÚBLICA HAROLD HOPPE

Eu..................CPF......................, venho por meio deste reiterar a necessidade de que o Procedimento Administrativo Cível nº 1.29.008.000294/2011-97, cujo objeto é "Verificação de possível critério de seleção discriminatório estabelecido pela UFSM para seleção de alunos candidatos a participação em Curso de Bioética", tenha a documentação comprobatória recolhida para a devida propositra de Ação Civil Pública, tendo em vista que a discriminação racial praticada pela Universidade Federal de Santa Maria é explícita, contrariando a Constituição da República Federativa do Brasil, a Lei 12.288/2010, além dos Tratados e Acordos Internacionais dos quais o Brasil é signatário. O ato de discriminação praticado já está materialmente comprovado através da documentação remetida pela própria instituição investigada. Participe, essa luta é de tod@s nós!

Ação 1 - Campanha Mulher Negra no STF

Agora a pouco acabo de enviar uma mensagem ao "fale com a presidenta" no link
http://www.presidencia.gov.br/fale-conosco.
.
Mandei uma mensagem sugerindo que ela nomeasse como Ministra na vaga deixada por Eros Grau a Senhora Desembargadora Federal Neuza Maria Alves da Silva. Falei da importância simbólica desta nomeação neste momento. Não apenas simbólica, pois o currículo de Neuza Maria faz jus o cargo que ela ocupa atualmente no TRibunal Regional Federal da 1ª Região. Enfatizei que ela, a Senhora Presidenta, terá a oportunidade de nomear 3 ministros(as) em seu mandato até o fim, porém seria importante o impacto da nomeação neste primeiro momento.
.
Se os companheiros e companheiras desta comunidade puderem se dirigir a este link acima e fazer o mesmo teremos feito o que nos garantido por este meio digital.
.
Quem tiver interesse em saber que é a Desembargadora Neuza Maria Alves da Silva basta acessarhttp://www.trf1.jus.br/default.htm clicar na barra em "Institucional" e procurar em "Desembargadores ativos". Ela está na segunda fila de baixo para cima.


(Texto do membro Chico Mendes postado na comunidade Afrociberativismo)

Participem!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Planejamento de ações

A comunidade orkutiana "Afrociberativismo" já conta com 41 membros bastante ansios@s em começar suas ações de luta. Estão sendo planejadas 2 ações, em breve,postaremos quais são.


Afrobeijos,
4P

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comunidade no Orkut

Olá, visitantes!

É com alegria que informamos que já possuímos nossa comunidade no orkut. Ela servirá para interagir, socializar as pessoas afrociberativistas e discutir, planejar e organizar as ações de afrociberativismo. Este é o link: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=131732&tid=5617415046999525161

Participem!
4P

domingo, 12 de junho de 2011

INAUGURAÇÃO

Irmãos e irmãs, esse é o post de inauguração do Blog. Sejam bem-vind@s!

Gostaríamos de compartilhar com vocês a nossa ideia de Afrociberativismo.
Espero que acompanhem diariamente o blog e mais que isso, abracem essa ideia de militância política por meio da internet. Para melhor compreendermos isso, preparamos algumas questões sobre o afrociberativismo.

O que é ciberativismo?

O ciberativismo ou ativismo digital é, em resumo, a utilização da internet como ferramente política para intervenção, mobilização, protestos, divulgações de grupos sociais. Numa democracia, o povo e principalmente as minorias são essenciais para que a sociedade mude positivamente. Para haver mudanças, as minorias precisam se organizar e reivindicar os seus direitos. Com a relativa popularização do acesso à internet, o ciberativismo despontou como meio de se fazer política. Isso acontece por diversas formas: petições online,grupos de discussão,overdoses de emails e protestos por meio de twitter, orkut e blogs.

E afrociberatismo?

O afrociberativismo é o nome que parece ser mais propício para nos referirmos ao ciberativismo praticado pela população negra. O afrociberativismo surge como ferramente de conscientização racial, protestos e reivindicações. É a luta pela igualdade racial, tendo como arma o espaço cibernético.

Qual a relação entre ciberativismo e quilombagem?

Os quilombos eram focos de resistência negra criados em meio a uma sociedade escravocrata e opressora. Assim como os quilombos, comunidades do orkut como a NEGROS, 4P, Nego que é Nego não nega a Nega, Orgulho Negro, Negras Feministas, são também focos de resistência negra, verdadeiros quilombos digitais, onde as pessoas se organizam com um único objetivo: a liberdade.


O afrociberativismo não prejudica a militância "em off"?

De forma alguma. O afrociberatismo não tem a pretensão de substituir a militância "em off", muito pelo contrário: não hácomo fazer hierarquia com os instrumentos de militância. O afrociberativismo é apenas mais um meio de politização, e não é pior nem melhor que os outros meios, apenas mais uma possibilidade. Não há contradição nenhuma em militar em uma ONG ou qualquer outra entidade negra e ser um afrociberativista. Se uma pessoa tem acesso diário à internet, por que não reservar um momento para lutar por seu povo? O futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele, disse Malcolm. O que estamos fazendo para acabar com o racismo e conquistarmos uma sociedade igualitária para os bebês negros ? Qualquer pessoa pode dar sua contribuição para a luta racial através de um clique de mouse.


O afrociberatismo tem efeito?


Se há comprometimento e empenho das pessoas envolvidas, sempre tem efeito, o que quer que seja. Os negros e negras já deram várias provas de que o afrociberativismo tem resultados, como por exemplo a mudança da propaganda da BOMBRIL com os bebês, a propaganda da BOMBRIL com o Pelé, recolhimento de milhares de assinaturas em repúdio às declarações racistas do deputado Bolsonaro, assinaturas de repúdio ao racismo do programa CQC e vários outros exemplos.

Por que se comprometer em ser afrociberativista?

Malcolm X dizia: "Se você não lutar por algo, você cairá por qualquer coisa."
O ativismo digital esporádico, eventual, não é o bastante para abarcar todas as demandas que se insurgem contra a comunidade negra. Precisamos nos organizar de forma comprometida e séria para criarmos ações conjuntas e inteligentes de afrociberativismo. Hoje, muitos negros e negras já tiveram alguma atitude política na internet, como assinar uma petição online, por exemplo.Porém, é preciso que essas ações não aconteçam só de vez em quando, a luta precisa ser constante e intensa! 2011 é o ano internacional dos afrodescendentes, cada dia desse ano é o dia de reafirmar nossa dignidade como seres humanos negros e negras, lindos, inteligentes, honestos e perfeitos. Por isso convido TODOS OS PRETOS e TODAS AS PRETAS a se engajarem nessa luta e FUNDARMOS UMA ENTIDADE ONLINE VOLTADA AO AFROCIBERATIVISMO.

Como ser um afrociberativista?

Basta se manifestar mostrando interesse para construirmos juntos nossa entidade online!